Bagagem: Dicas para evitar furtos e manter nossas malas em segurança.
- nguazeli
- 19 de dez. de 2015
- 7 min de leitura
Disney Lá Vou Eu ensina como proteger sua bagagem da melhor forma possível!

Quem já é macaco véio em voltar dos Estados Unidos com malas e mais malas abarrotadas, morrendo de medo de ser parado na Alfândega [cá entre nós, quem aqui assume que senta em cima da mala enquanto outra pessoa fecha com todas as forças o zíper que teima em não colaborar????? Quem quem quem????] sabe os riscos que corremos ao chegar nos aeroportos brasileiros!
Infelizmente aqui no Brasil não temos a fiscalização que temos nos EUA!!! Não têm câmeras no setor onde nossas malas circulam antes de chegar às esteiras... Ou, se existem, muitas pessoas que eu conheço e que já foram furtadas, ao solicitar essas imagens recebem essa informação: NÃO HÁ CÂMERAS!
Não dá pra acreditar que uma informação dessa seja verdadeira, e também, dá pra acreditar menos ainda que não disponibilizam as imagens quando nós, passageiros, precisam delas!
Enfim, já que por aqui tudo é difícil e árduo, vamos fazer a nossa parte para evitar esses furtos!
Furtar nossas compras, pra mim, já é demais! Compras que não significam apenas dólares gastos, mas que têm um valor muito mais sentimental! Presentes.... remédios que não encontramos no Brasil.... aquela roupa que você gamou..... aquele eletrônico que vc pagou com meses de economia... triste!!!! E revoltante!
Infelizmente, esses furtos estão cada vez mais frequentes! E posso imaginar [sim, comigo nunca aconteceu, mas já tive malas arrombadas] a sensação de impotência você ver sua mala chegando na esteira com o cadeado arrombado, e pior, sem cadeado!
Bom, vamos lá então... Já que a segurança da nossa bagagem depende também da gente, vamos nos atentar em como protegê-las!
MALAS ABERTAS PELA TSA:
Uma coisa é você receber sua mala com o cadeado arrombado porque a TSA - Transportation Security Administraion - que é a Administração de Segurança em Transportes dos Estados Unidos – precisou averiguar o que você estava levando na mala e outra é perceber que furtaram seus pertences. Coisas completamente diferentes!
Quando acontece da TSA precisar investigar suas coisas, eles abrem sua mala e antes de fechar, deixam um aviso informando que sua mala foi aberta para investigação, apenas.
Eles são super confiáveis e até hoje não vi sumir nenhum pertence devido a abertura da mala pela TSA. Eu mesmo já tive uma mala minha aberta pela TSA e dentro dela havia o aviso de inspeção. Simples assim. Se eles precisam inspecionar, eles deixam o aviso, como que se desculpando pelo inconveniente e pela invasão.
E para abrir a mala, como eles fazem se todos usam cadeados para reforçar a segurança? Simples: eles arrombam os cadeados.
E pensando nisso foi que a TSA criou cadeados próprios, onde eles têm a chave mestra e conseguem abrir essas malas sem estourar o cadeado. Sendo assim, eles podem inspecionar, voltam a fechar a mala com o cadeado e sua mala continua a viagem em segurança.
Fizemos um post só sobre a "Cadeados TSA: o que são e para que servem". Não deixem de acessar e ficar bem informados sobre mais esta alternativa de proteger sua bagagem.
E aqui em Disney Lá Vou Eu a gente ensina como proteger sua bagagem da melhor forma possível, pensando em todos os detalhes e dificultando a vida desses que insistem em furtar as compras que a gente faz no exterior. Por isso todas as dicas que vamos falar aqui são direcionadas ao retorno ao Brasil, e não à ida, ok?! Digamos que 99,99% dos furtos ocorrem no retorno ao Brasil.
Só lembrando que na ida, a gente costuma embarcar com pouca coisa. E as coisas mais valiosas, devem sempre ir conosco em uma mala de mão pois ela ficará sob nossa responsabilidade na cabine do avião e ninguém vai mexer nelas!
DICAS PARA PROTEGER SUA BAGAGEM E SEUS PERTENCES:
1) MALA DE MÃO:
Todos os passageiros têm o direito de viajar com uma mala de mão, ela fica no compartimento superior ao nosso assento, sobre nossas cabeças. Organize-se para que os itens mais importantes da viagem como eletrônicos, brinquedos, máquinas e etc, venham na mala de mão ou em sua bolsa ou mochila, mas que venham com você na cabine, ok?!
Jamais deixar um eletrônico vir despachado! A mala de mão é muito importante na volta justamente pra isso! Cuidado com os itens que não podem vir na mala de mão... como líquidos acima de 100ml, material cortante e etc...
Na ida, geralmente a gente leva pouca coisa, mas certifique-se de que nela tenham itens de “sobrevivência” como escova e pasta de dente e uma troca de roupa para uns dois dias: vai que sua mala seja extraviada e você só a receba daqui alguns dias? Bata na madeira 3x!
2) BAGAGEM DESPACHADA:
Você tem direito a duas malas a ser despachadas com 32Kg cada uma em viagens Internacionais - essa franquia pode mudar em algumas companhias aéreas, mas no geral é esse o peso permitido.
Saiba distribuir suas compras simetricamente em cada uma delas. Não misture suas coisas com as coisas de amigos ou familiares... Já fiz isso na minha primeira volta de Orlando e fiquei presa na alfândega... qdo o fiscal abriu a mala, tinha um par de tênis na minha mala e o outro não estava... com certeza, na agonia de caber tudo dentro das malas, o outro par foi na mala da minha irmã.... e assim por diante, traga roupas e pertences que justifiquem ser seus, por exemplo: roupas que são seu número e não da sua avó ou do seu pai.... a não ser que sejam presentes, lógico. Isso vai facilitar caso você fique presa na Alfândega, ok?!
3) ROUPAS COMPRADAS NO EXTERIOR:
Sobre as roupas compradas no exterior e que são suas, retire as etiquetas de preços.... o fiscal não precisa saber que você comprou lá e elas podem passar perfeitamente como se fossem suas roupas compradas no Brasil.... ou compradas na sua última viagem... ou ganhou de presente.... sendo assim, não entram na cota pois você supostamente não comprou lá!
Reitero que essa dica só é válida quando você tiver peças compatíveis com os dias que ficou no exterior, se for configurado "muamba" ou revenda, cuidado, Disney Lá Vou Eu orienta sempre estar dentro das regras! Nada de burlar!
4) TECIDO PARA ENVOLVER SEUS PERTENCES DENTRO DA MALA:
Sempre levo um tecido fininho e leve para envolver minhas compras.... faço assim: antes de começar a guardar as coisas na noite anterior ao meu retorno, eu coloco o tecido no fundo da mala e as compras em cima.... quando acabar, envolvo com o tecido restante, como se fosse fazer um envelopamento das minhas coisas. Se ela for escolhida para ser furtada, com certeza esta vai dar muito mais trabalho do que uma mala que está lá, sem cadeado, sem o tecido envolvendo as compras.... com certeza eles vão preferir as malas mais fáceis e que eles possam furtar mais rapidamente!
Você também pode usar o tecido no final... Como? Mais simples ainda: você guarda tudo dentro da mala e no final coloca o tecido por cima das compras e nas laterais!
5) CADEADOS TSA:
Existe uma infinidade de cadeados no mercado! Pode usar qualquer um? Pode.... mas existe o cadeado da TSA (Transportation Security Administraion), eles ganharam um post só para eles: "Cadeados TSA: o que são e para que servem".
6) LACRES SEALBAG:
Tudo guardado, cadeado fechado e os lacres de mala da marca SealBag te deixarão extremamente seguro ao despachar sua bagagem. Com esses lacres fica impossível executarem a "Cesária da mala" e você volta muito mais tranquilo!
SealBag é um de nossos PARCEIROS e por isso recomendo de olhos fechados! Acessem o link para saber como usufruir os benefícios desta parceria e o desconto incrível oferecido aos nossos leitores.
Tamanha a importância dessa nova tecnologia, esses lacres merecem um post só para eles, explicando os detalhes sobre o produto e seus benefícios: "Lacres SealBag: Protegendo sua mala e suas compras".
OPÇOES PARA ENVELOPAR SUAS MALAS:
Agora vamos proteger a mala por fora. Malas de fibra necessitam dessa proteção externa mais do que qualquer outra mala, pois o material é mais frágil e pode danificar/riscar o material com muita facilidade.
Lá em Orlando, infelizmente, no Aeroporto Internacional não tem o serviço de envelopamento de malas! Existem empresas que ficam nos hotéis e que fazem o serviço. Alguns hotéis têm essas empresas diariamente no estacionamento, outros, dão o telefone para que o cliente ligue e agende para o caminhão da empresa vir e fazer o serviço. Você liga, agenda e eles fazem o trabalho pra você.
Conheço a empresa Wrap Bag e recomendo! Entrem no link para agendar a visita deles ao seu hotel! São brasileiros e super atenciosos!


Existe nos mercados um papel filme SUPER resistente em rolo, que faz a função de envelopamento muito bem feita. Eu uso e recomendo. Esse rolo se chama Stretch Wrap, tem transparente e colorido; além do Bubble Wrap, o nosso tão querido papel bolha.


Com um rolo do Stretch Wrap pequeno consegui usar nas minhas duas viagens, envelopando ao todo 8 malas e uma caixa de micro-ondas e ainda sobrou pra próxima. Paguei $9 no Walmart.
- Existem aqui no Brasil, capas protetoras de malas, personalizadas e para todos os gostos. Também é uma ótima opção para proteger sua mala dos arranhões e dos furtos. São em tecidos ou plásticos e duram bastante. Pode lavar e é super prártica para guardar!

7º) ETIQUETAS / TAGS:
Mantenha sua identificação em cada bagagem! Dados com nome completo, endereço, telefone e email. Acessórios para personalizá-la também são muito bem vindos, como fitas e até os próprios lacres SealBag, pois eles são numerados em série, ou seja, cada cliente recebe o Kit com 10 lacres com seus números pessoais, tornando-os completamente personalizados.
RECLAMAÇÃO DE BAGAGEM:
Assim que você retirar suas malas da esteira, no desembarque, verifique se o envelopamento e os lacres ou cadeados estão intactos. Estando tudo ok não há com o que se preocupar.
Não estando, se confirmado que eles foram violados/arrombados, abra sua mala no saguão mesmo do aeroporto, verifique se não tem nenhum aviso de inspeção da TSA e veja tudo o que tem lá dentro.
Qualquer falta que notar, vá imediatamente ao guichê da companhia aérea! I-M-E-D-I-A-T-A-M-E-N-T-E! Se você for embora e notar a perda em casa, eles não aceitam a reclamação e aí, já era!
Isso tem de ser notificado ainda no aeroporto, ok?!
Bom pessoal essas dicas servem para orientá-los que os furtos estão acontecendo cada vez mais frequentes nos aeroportos brasileiros e que cabe a nós, clientes das companhias aéreas, nos responsabilizarmos por nossa bagagem e nossas compras pois os trâmites para reembolso e indenização são muito tortuosos e quando acontece, demoram meses!
Vamos cuidar do que é nosso e dificultar o máximo possível a ação desses "tromadinhas".
Boa viagem!!!
Comments