Dólares: notas novas e notas antigas
- nguazeli
- 9 de dez. de 2015
- 3 min de leitura
Algumas casas de câmbio oferecem essa modalidade de trocar por notas antigas, mas elas não ficam à disposição dos clientes na loja.

Uma das maiores dúvidas que surgem quando chega a hora de fazer o câmbio do Real pelo Dólar, é se é seguro ou não comprarmos notas antigas.
Sim, é seguro!
Desde que você compre em casas de câmbio conhecidas no país, que tenha referência e que te entreguem o recibo de compra.
Alguns doleiros não te dão segurança nenhuma, te vendem as notas de dólares, mas você embarca sem nenhuma garantia de que aquelas notas são verdadeiras.
E passar por "trombadinha" em terras americanas não é nada simples. Prisão é o mínimo, por isso tenha sempre com você, no seu porta-dólar, os recibos de compra de suas notas. Sempre!
Lá nos EUA eles utilizam a caneta para ver se a nota é ou não verdadeira. Você também pode comprar essa caneta e verificar em casa a integridade de seus dólares.
Gosto bastante de comprar notas de $ 100 antigas. Mas por quê? Porque elas são vendidas mais baratas que as notas novinhas. Só por esse detalhe que aperta nossos bolsos na hora de trocar um montante de dólares.
Algumas casas de câmbio oferecem essa modalidade de trocar por notas antigas, mas elas não ficam à disposição dos clientes na loja, é preciso encomandar com dias de antecedência, para a casa de câmbio trazer essas notas.
Mas isso varia de uma casa de câmbio para outra. Perguntem e se informem direitinho, comprar notas antigas vai ser uma boa pedida!
O QUE DIFERENCIA UMA NOTA NOVA DE UMA NOTA ANTIGA?

Esse exemplo é de duas notas de $ 100 antigas. A de baixo, mais antiga ainda, com a "carinha" menor em relação à de cima.
Abaixo coloco para vocês as novas notas de $ 100. Elas são em um tom azul/esverdeado, com uma tarja azul no meio da nota. Podem ver que a "carinha" da nota nova é maior, bem maior.
Essas, por serem as mais novas, são aceitas em todos os lugares, sem nenhuma intercorrência. As mais antigas também, mas pode ser que eles vão ficar olhando-a de cabo a rabo sem falar nada, só para garantir que são verdadeiras, nada mais que isso. Ambas são aceitas, fiquem tranquilos!
Se tiverem "medo" ou achar que não vão aceitar suas notas velhinhas, o que vocês podem fazer é o seguinte: ao chegar nos EUA, vocês vão a um banco e troquem essas notas.
Eles agradecem demais, pois é o momento deles tirarem essas notas de circulação e te entregam as cédulas novinhas em folha.
Pergunta frequente: Chegando lá, vou ter dificuldade em passar essas notas?
Não. Você vai ver que as grandes lojas e estabelecimentos, como aeroporto, locadoras, hotéis, Walmart, Publix, Target, e outros grandões da América, vão aceitar tranquilamente suas notas mais velhinhas. Alguns vão virar sua nota de ponta cabeça, passar a caneta, fazer e acontecer com a sua nota, mas no final vão aceitar.
Em lojas menores, eu também não tive nenhum problema com elas! Todas foram aceitas!
A dica é: passe as notas antigas primeiro! Se tiver que voltar para o Brasil com algumas notas, que sejam notas novas, e não as antigas. Vai que em sua próxima viagem, essas notas já tenham saído de circulação e você não vai poder utilizá-las?!
Por isso, sempre deixo no meu porta-dólar as notas novas por último, e as velhinhas sempre à frente! Conforme eu for usando, vou "exterminando" as notas velhas primeiro!
Simples assim!
Comments