10 Dicas de Leis de Trânsito na Flórida: fique por dentro para não passar vexame ao volante!
- nguazeli
- 5 de dez. de 2015
- 6 min de leitura
Nos Estados Unidos as leis são independentes em cada estado, ou seja, cada um dos estados pode ter algumas variações legislativas, inclusive relacionadas ao trânsito.

Alguns países possuem legislações distintas das que conhecemos aqui no Brasil e por isso, antes de pegar um carro e sair dirigindo no exterior, é importante dar uma conferida nas leis de cada país, e não passar vergonha nem cometer nenhuma infração sem ao menos saber do que se trata!
Nos Estados Unidos as leis são independentes em cada estado, ou seja, cada um dos estados pode ter algumas variações legislativas, inclusive relacionadas ao trânsito.
Mas antes de explicar para vocês sobre as Leis de Trânsito da Flórida, vamos falar um pouquinho sobre a locação de carro. Se você pretende alugar um carro, não deixe de acessar nossa página TRANSPORTE que lá temos dicas valiosíssimas sobre alugar um carro ou como se locomover pela cidade sem carro, utilizando o transporte público, o I-Ride Trolley e os trasnfer dos hotéis.
Disney Lá Vou Eu vai contar para vocês e explicar 10 dicas das principais Leis de Trânsito na Flórida. Com elas em mente, dirigir durante nas suas férias será mais fácil que apertar o nariz gelado do Mickey!
Vamos a elas!
1) VELOCIDADE:
Quando falamos de velocidade é preciso, sempre, em qualquer lugar, respeitar os limites estabelecidos. Nos Estados Unidos existem muitos radares ocultos e policiais atentos a qualquer violação em vários cantos das cidades.
O que muitos não sabem, no entanto, é que lá as multas não vão apenas para quem excede a velocidade, mas também para quem está muito abaixo da velocidade permitida.
De uma forma geral, as velocidades máximas permitidas nos EUA podem variar entre 55 a 70 mph (90 a 105 km/h) nas autopistas e de 20 a 30 mph (32 a 48 km/h) nas regiões residenciais.
Estejam sempre ligados nas placas de sinalização e respeitem fielmente as milhas determinadas. Lá a unidade de medida não é km/h e sim milhas/h.
Os carros de lá já têm o velocímetro com milhas e quilômetros. Não tem erro! A linha externa são em milhas por hora (MPH) e a linha interna são em quilômetros por hora (km/h):

2) CINTO DE SEGURANÇA:
Assim como aqui no Brasil temos uma lei que nos orienta e obriga a utilizar o cinto de segurança nos bancos dianteiros e traseiros, nos EUA isso não muda. Aqui, infelizmente, ainda não criamos o hábito de utilizá-lo quando estamos no banco de trás. Mas lá a lei é vigente e todos os turistas devem respeitá-la, ok?!
3) STOP:
Infelizmente aqui no Brasil o PARE nem sempre é respeitado. Mas lá nos Estados Unidos, STOP significa mesmo STOP, sem titubear. Não quer dizer reduzir a velocidade, ver se está tudo ok e seguir em frente, mas sim, parar. Stop é stop e ponto final.

A placa de 4-Way Stop, por sua vez, é colocada em cruzamentos em que não existem semáforos e indica que todos os veículos devem parar, vindos dos quatro cantos, aí o porque o 4-Way.
Quando se deparar com essa placa nas ruas dos Estados Unidos, fique atento à ordem de chegada dos veículos, pois isso indicará o momento certo que você deverá atravessar o cruzamento: devem sair por primeiro os veículos que chegaram antes ao cruzamento.
Essa regra vale também para casos de falta de energia em locais com semáforos.
Existe também as placas All-Way Stop e a 3-Way Stop que significam a mesma coisa, mas a primeira em vias com mais sentidos, e a segunda em intersecções em formato de T, ou seja, que tenham apenas 3 sentidos.
Em todas elas, dê preferência a quem chegou primeiro no cruzamento!
4) CONVERSÃO À D:
Essa é uma lei de trânsito totalmente fora dos padrões brasileiros e que deixam 99,9% dos turistas de cabelos em pé!!!
Todos os carros que já estejam trafegando na pista da direita e querem fazer a conversão á D, mas o farol está VERMELHO, o que fazer?
Nessa situação, você deve PARAR e olhar se o tráfego está livre para que você faça a conversão à D e fazer a conversão, mesmo com o farol vermelho.

Isso é permitido e fique tranquilo que não vai atrapalhar o trânsito. Vai atrapalhar se você ficar parado no farol, bloqueando as conversões!
Os locais em que a conversão à direita não é permitida com o sinal fechado nos EUA são Connecticut, Missouri, North Carolina, Rhode Island, Vermont e New York – mas fique sempre atento às placas de proibição em outras localidades.
Quando não é permitido fazer a conversão à D, as placas indicarão a proibição:
É muito comum você ver os turistas parados no farol vermelho bloqueando a conversão à D, e os americanos metendo a mão na buzina.
Se isso acontecer com você, lembre-se dessa lei, olhe se não está vindo nenhum carro e faça a conversão à D mesmo com o farol vermelho. Lá isso é permitido!
5) PEDESTRES:
Quando o assunto é semáforo, diferentemente do Brasil, o pedestre sempre tem a preferência mesmo onde encontrarmos semáforos exclusivos para eles.
Para respeitar essa lei, é muito simples: se o pedestre colocar o pé na faixa de cruzamento, a preferência é dele e você deve parar para que ele atravesse em segurança.
Inclusive em uma esquina, se tiver pedestre na via, páre imediatamente, não buzine, não xingue e espere tranquilamente ele fazer a travessia. É muito comum vê-los parando o carro onde quer que seja para que o pedestre trafegue em segurança.
6) RETORNOS:
Os retornos, de uma forma geral são permitidos em vias de mão dupla. Somente não serão quando em determinado ponto existir uma placa indicativa de proibição.

7) VEÍCULOS DE EMERGÊNCIA E SCHOOL BUS
Quando você estiver trafegando por uma rua nos Estados Unidos e ouvir uma sirene – seja de um carro de polícia, ambulância e carro de reboque – você deve reduzir a velocidade e parar o veículo. Se a sirene estiver ligada, é realmente uma emergência. Aja como ajiria aqui no Brasil.
Essa orientação é válida mesmo se você estiver do outro lado da pista, no outro sentido, contanto que não tenha um canteiro dividindo as pistas. Caso tenha canteiro, não é necessário parar.
O mesmo vale para ônibus escolares com suas luzes acessas e a placa de STOP visísvel. Ao ver um desses ônibus deixando as crianças nas escolas, você deve respeitar e parar, aguardar a saída delas, e só depois, prosseguir.

8) ESTACIONAMENTO:
O meio fio das ruas dos Estados Unidos pode ser pintado com 5 cores distintas, cada uma com significados diferentes:
- VERMELHA: significa que é proibido parar em quaisquer circunstâncias.
- BRANCA: a faixa quer dizer que somente é permitida a parada para embarque e desembarque.
- AZUL: as faixas azuis indicam que é permitido o estacionamento apenas para veículos com adesivo/placa de portadores de necessidades especiais.
VERDE: indica que é permitido o estacionamento de veículos de carga/descarga, além de veículos normais, mas somente por períodos curtos que, normalmente, estão indicados em placas – quando não houverem placas, o período é de 15 minutos.
CINZA: essa sinalização indica que o estacionamento é permitido – mas essa faixa pode estar acompanhada de outras sinalizações, como placas que indicam permanências máximas ou dias e horários em que o estacionamento é proibido.
9) ESTACIONANDO O CARRO:
Vocês vão perceber que os carros americanos têm as placas apenas na traseira. Na frente não há placa galera! Por isso, se for estacionar seu carro numa vaga, jamais entre de ré, ok?! Deixar a única placa "escondida" para a fiscalização pode te gerar uma multa bem salgada!
10) BEBIDAS AO VOLANTE:
Apesar de existir uma tolerância para a quantidade de álcool no sangue – variável de Estado para Estado - é terminantemente proibido que qualquer uma das pessoas presentes no carro, seja motorista ou qualquer um dos passageiros, faça consumo de álcool dentro do carro.
Isso inclui não haver nenhuma garrafa aberta ou vazia de bebidas no veículo. Disney Lá Vou Eu preconiza sempre que ninguém faça consumo de álcool quando for dirigir, pois se o valor passar do permitido, isso classifica uma D.U.I. - ou seja, uma Driver Under Influence – que significa nada mais nada menos do que dirigir sob efeito de álcool e drogas - o que é algo gravíssimo e pode até mesmo impedir de entrar novamente nos Estados Unidos.
Pronto, espero que nossas orientações deixem todos muito mais tranquilos para dirigir em um país extrangeiro!
Divulguem nas redes sociais para que nós, turistas, não passemos vergonha ao volante, tampouco, ao chegar no Brasil, nos surpreerdemos com multas e mais multas debitadas na fatura do cartão de crédito. Sim, as multas serão cobradas no cartão de crédito que você deixou os dados na locadora.
Queremos te ajudar mais ainda! Acessem nossos posts relacionados à locação de carro:
Kommentare