top of page
Buscar

Pedágios: SUNPASS / MINI SUNPASS / E-PASS

  • Foto do escritor: nguazeli
    nguazeli
  • 22 de nov. de 2015
  • 8 min de leitura

Incrivelmente os Estados Unidos possuem diversas formas de cobrança de pedágio, podemos dizer que temos 5 formas em vigor hoje em dia.

Antes de explicar as modalidades de cobrança de pedágio na Flórida, é sempre bom saber que todos os turistas que alugam carro, mais cedo ou mais tarde, vão se deparar com um pedágio bem à sua frente e não vão saber como agir. Por quê? Por dois motivos, primeiro que vocês vão reparar que alguns guichês têm passagem livre e os carros nem reduzem a velocidade para atravessá-los! E outro é que alguns pedágios não tem funcionário, ou seja, você vê que os carros deixam suas moedinhas lá e seguem tranquilamente na via.

Para saber se a via que você está é pedagiada ou não é bem simples. Basta visualizar as placas de sinalização e se elas informarem a palavrinha TOLL (que significa pedágio) sobre o número da rodovia, ela é uma via que vai ter cobrança de pedágio.

E aí, o que fazer se você estiver nessa situação? A melhor coisa é, se você não se informou sobre o assunto antes da sua viagem, diminua um pouco a velocidade para conseguir ver se os últimos guichês à D têm funcionários. A maioria dos pedágios da Flórida, no último guichê da D, fica um atendente. Quando não, e se você não contratou nenhum benefício na locadora do carro sobre o SunPass, deixe suas moedinhas certinhas lá no guichê e siga adiante.

Mas justamente para você não passar esse tipo de situação embaraçosa, é que Disney Lá Vou Eu traz diversas dicas. Continuem acompanhando!

Incrivelmente os Estados Unidos possuem diversas formas de cobrança de pedágio, podemos dizer que temos 5 formas em vigor hoje em dia.

TIPOS DE PEDÁGIOS:

SunPass

É similar ao nosso brasileiro “Sem Parar” de cobrança automática,.Com um adesivo que as locadoras colam no vidro do carro, o motorista pode passar tranquilamente nos pedágios e a cobrança chega em casa no final do mês, na fatura do seu cartão de crédito que utilizou no aluguel do carro.

O SunPass funciona de maneira muito inteligente. Você não precisa parar nem tampouco diminuir a velocidade ao passar pelo pedágio. Claro que ele tem um custo adicional por dia, mas te dá a praticidade de passar livremenre pelo guichê do SunPass.

EPass

É um sistema similar ao SunPass, de cobrança automática, só que bem menos abrangente. Esse dispositivo está presente em uma importante estrada de Orlando, a Beachline Expressway (SR 528), que vai de Orlando até o Cabo Canaveral, onde fica a NASA.

A cobrança virá também na sua fatura do cartão de crédito. Mas por não ser tão abrangente, acaba sendo deixado de lado pela maioria dos turistas. Entre SunPass e EPass, o SunPass tem agradado bem mais!

Plate Pass / Toll Pass

Esse terceiro sistema, surgiu para englobar o EPass com o SunPass. Ele funciona assim: ao passar pelas faixas dedicadas aos sistemas de cobrança automática, seja SunPass ou EPass, o pedágio fotografa a placa do carro e envia a conta do pedágio direto para a casa do motorista, se ele for morador dos EUA, ou para a locadora do carro, no caso dos turistas.

Ele também funciona de uma maneira especial para os turistas que alugam carro e cobre todas as principais rodovias que usamos em nossas viagens. A cobrança virá na sua fatura do cartão de crédito.

Exact Coins

Aqui você não encontra um funcionário no guiché e sim um funil para jogar as moedas e pagar o pedágio. Aqui não tem troco! E por isso ande com muitas moedinhas no carro.

E o que fazer se por acaso você encontrou um pedágio e não tem moedinhas trocadas para pagar? Você não vai ter escolha, vai ter que passar batido pelo guichê correndo um risco muito provável de receber uma bela de uma multa.

Por essas e outras, sempre ande com uns trocadinhos no carro. Este sistema reconhece as moedinhas que você vai colocando no recipiente e uma tela à sua frente mostra quantos "cents" faltam para completar a sua conta. Os americanos são extremamente honestos, isso significa que vai ser muito difícil ver um nativo tentando burlar as leis e pagando menos do que o exigido. Se você ousar pagar a menos do cobrado, saiba que vai receber uma multa por sua atitude!

Para quem já conhece Orlando, fique sabendo que a Interstate 4 (I-4) não tem pedágio entre o trecho entre Tampa e Winter Park e esta pode ser uma boa sugestão de economia.

Cash / Receipt

É como o nosso pedágio brasileiro que já estamos acostumados. Exatamente igual. Aqui existe um funcionário para te atender, você segue pela fila Cash ou Receipt, pára o carro no guichê, paga para o atendente da forma que preferir – notas ou moedas - recebe o recibo, recebe o troco quando necessário e segue viagem.

Por toda a praticidade das outras modalidades de cobrança automática e por não ter que manter um funcionário lá, dia e noite, esse tipo de pedágio está cada vez mais deixando de existir.

Geralmente esses guichês ficam à D na via, sendo o último ou os últimos guichês.

TRECHO ORLANDO-MIAMI:

Mas, se a intenção é percorrer entre Orlando, Miami e redondezas, pense com bastante carinho de adquirir um dos sistemas de pagamento automático na sua locadora pois a Florida’s Turnpike, a principal estrada que liga Orlando à Miami, não possuí mais pedágios com cobrança manual. Por lá é tudo automático, galerinha do bem!

E pra lidar com esses pedágios de cobrança automática, você vai ter que entender como elas funcionam e qual seria a melhor para sua viagem. Espero que nossas dicas ajudem bastante para que vocês não fiquem reféns das locadoras.

E é justamente aí que Disney Lá Vou Eu entra em ação. Não quer depender das cobranças extras das locadoras, não é?!

Inteligentemente, foi criado nos EUA um sistema menos descomplicado e que visa ajudá-los nos pedágios americanos!

É o recém chegado à terra do Tio Sam: MINI SUNPASS

Você pode adquiri-lo, pasmem, nas enormes farmácias Walgreens e CVS. É um aparelhinho bem simples, você já coloca alguns créditos na própria farmácia e já pode sair por aí, de pedágio em pedágio. Esta opção é conhecida como "Tag".

Saibam que o SunPass oferece dois tipos de contas caso você resolva comprar online, por exemplo, e não depender das locadoras : o SunPass Pessoal e o SunPass Comercial. O custo do transponder portátil para os dois tipos de conta é igual: $ 25 + taxas, mais um valor mínimo exigido de $ 10 de recarga.

O custo SunPass Mini Tag é de $ 4,99 mais impostos, mais um valor mínimo exigido também de $ 10. Isso significa que você pode começar a utilizar o SunPass pré-pago para apenas $ 14,99, mais impostos, ok Disneyfriends?!!!

Para ativar, basta seguir as orientações descritas nele, criar uma conta, inserir o número de seu cartão e colocar os créditos. Se sobrar, você pode pedir o valor de volta no seu cartão. Ao criar a conta, você terá que inserir algumas informações e a placa do carro.

De todas as formas, a maneira mais prática, dessas explicadas aqui, é já contratar na locadora o sistema do SunPass, na minha opinião. Se quiser fazer tudo por conta própria e se o idioma não for um problema, saiba que existe essa opção de comprar o SunPass fora da locadora.

Para efetuar a compra online do SunPass clique aqui.

E confirma com sua locadora, pois algumas delas oferecem o SunPass já incluído na locação do carro.

COBRANÇAS DO PEDÁGIO:

Você deve estar se perguntando: "Afinal, qual o valor de um pedágio em Orlando?". Aposto que você não vai acreditar na minha resposta, mas saiba que é incrivelmente barato, algo entre 0,25 (vinte e cinco cents) a $ 1 no máximo dos máximos.

Quando você vai retirar o carro na locadora, você fica com um valor bloqueado no seu cartão de crédito, que é um valor caução. Clique neste post "Vai alugar carro? Saiba por onde começar" que a gente explica direitinho como funciona o valor caução e outras dicas importantes sobre a locação do carro.

Sendo assim, qualquer multa ou pedágio que ficou registrado em seu nome, será cobrado na sua fatura do cartão de crédito. E cá entre nós, você vai pagar um valor bem maior que o real, com o IOF de 6,38%, além de não saber o valor exato do dólar na data do fechamento da sua fatura. Por isso eu sempre digo: atenção redobrada para ler e reler o contrato de locação e não ter surpresas desagradáveis quando já estiver de volta ao Brasil.

ORIENTAÇÕES MAIS QUE IMPORTANTES:

Como vocês viram os EUA oferecem algumas opções de contratação de pagamento automático de pedágio nas locadoras de carro. Entre elas, há uma política de taxas e mais taxas que mudam entre uma e outra, e pior: algumas chegam a cobrar $ 15 (sim, quinze dólares) por cada pedágio utilizado, que é o caso da Dollar Rent a Car, pra mim, a pior locadora de todos os tempos! Já tive problemas com eles e claro, nada foi resolvido! Não recomendo! São abusivos e só visam lucro, não oferecem benefícios como as locadoras Alamo e a Hertz por exemplo!

Por isso recomendo entrar nos sites das locadores e não se prendam apenas no valor final do carro e dos seguros, vejam o que elas oferecem e as taxas do pagamento automático cobrado. Algumas cobram por dia, outras cobram pelo período todo da locação. Sendo assim, pesquisem as locadoras que mais te interessem, coloquem os gastos na ponta do lápis e faça a sua escolha!

TAXAS DE LOCADORA PRA LOCADORA:

Resumindo, o que as locadores praticam hoje em dia é basicamente isso:

  • Todos os veículos da ALAMO, NACIONAL, AVIS, HERTZ, BUDGET, THRIFTY e DOLLAR no estado da Florida, já estão registrados e equipados com o dispositivo PlatePAss/TollPass (SunPass / EPass). Este serviço permite aos condutores utilizarem as vias com pagamento de pedágio automático sem ter que passar pelo guichê. Elas cobram uma tarifa diária de no mínimo $ 3,95/dia até $ 2 pelo período de locação. Sendo que o valor dos pedágios que forem utilizados não estão incluídos na tarifa descrita acima e serão cobrados em seu cartão de crédito separadamente.

  • Nas locadoras ALAMO e NATIONAL a taxa do TollPass é de $ 3,95 para cada dia em que você utilizar o pedágio automático, até um máximo de $ 19,75 pelo período de aluguel, mais o custo de todos os pedágios utilizados.

  • Na locadora HERTZ a taxa do TollPass é de $ 24,75 pelo período de locação caso você utilize o pedágio automático, mais o custo de todos os pedágios utilizados.

  • Nas locadoras AVIS e BUDGET a taxa do TollPass é de $ 3,95 para cada dia em que você utilizar o pedágio automático, até um máximo de $ 16,75 pelo período de aluguel, mais o custo de todos os pedágios utilizados.

  • Nas locadoras THRIFTY e DOLLAR a taxa do TollPass é de $ 15,00 para CADA vez em que você utilizar o pedágio automático, até um máximo de $ 105,00 pelo período de aluguel, mais o custo de todos os pedágios utilizados. Um abuso, não acham, Disneyfriends? Vamos fugir dessas duas locadoras pessoal!

Gosto bastante da empresa Orlando Tickets Online, eles estão há mais de 20 anos no mercado, estão localizados lá em Orlando, dentro do hotel Days Inn na International Drive e são super confiáveis! Peça uma cotação com eles! Confio e indico!

Está com receio de alugar carro em Orlando??? Fique tranquilo, a locação de carro vai sim te trazer muito mais conforto e agilidade nos seus deslocamentos, mas Orlando também é possível sem carro. Eu mesma já fui sem alugar carro e foi tudo perfeito!!!

Nossa página Orlando sem Carro vai esclarecer todas as dúvidas e abrir mais uma opção de locomoção nas suas férias.

 
 
 

Comments


REDES SOCIAIS
  • facebook-roxo
  • instagram-roxo
QUEM SOU
Disney La Vou Eu

Olá, meu nome é Nathalia Guazeli. Sou fisioterapeuta por  amor,  atuo na  área  há muitos anos e nas

minhas horas de folga, se não estou curtindo meus dogs que amo de paixão, estou fuçando e falando sobre os encantos do mundo mágico da Disney.

PARQUES
Magic Kingdom
Epcot
Universal Studios
Busch Gardens
Discovery Cove
NASA
Hollywood Studios
Animal Kingdom
SeaWorld
Islands of Adventure
Legoland
Parques Aquáticos
FIQUE POR DENTRO
bottom of page